INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

Uma coluna de comentários gerais sobre assuntos da Amazônia e/ou que tenham interesse ou impacto sobre a Região.

Thursday, June 15, 2006

INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

“Uma amizade criada nos negócios é melhor do que negócios criados na amizade”
(John D. Rockfeller , que, decididamente não se pode acusar de não saber fazer negócios).

FUTEBOL & CERVEJA
Tradicionalmente a Copa do Mundo se transforma em motivo de festa e, falar em festa, não se pode prescindir de cerveja. E, nesta Copa, como os horários dos jogos não serão como foi na do Japão, nas manhãs e madrugadas, a expectativa é de que o consumo da cerveja deve aumentar bastante. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja –SINDCERV a previsão, em nível nacional, é a de que haja um aumento de 20% nas vendas para o período dos jogos, em comparação com os meses de junho e julho do ano passado. A base do cálculo são os pedidos das distribuidoras de cerveja que aumentaram em 20% seus estoques de bebida. Este incremento resulta em que o setor está sendo considerado um dos mais beneficiados pelo aquecimento da economia por efeito da Copa. Embora sem citar números um dos dirigentes da maior distribuidora de cerveja de Porto Velho, a DISMAR – Distribuidora de Bebidas São Miguel Arcanjo Ltda, afirmou que o consumo de cerveja é, usualmente, muito variável dependendo do clima e dos eventos, mas que, agora, com a Copa do Mundo se observa um aumento gradativo nas vendas que deverá crescer bastante se o Brasil ganhar o primeiro jogo e for adiante na competição. O fato é que os próprios fabricantes, com um olho no faturamento, aumentaram os gastos em publicidade e, alguns, como a Brahma que criaram pacotes e até uma cerveja específica para a Copa, a Brahma Bier, do tipo helles, originário da Alemanha, em edição limitada e desenvolvida com base em receitas alemãs. Também a Bavaria Premium aproveitou o momento da Copa do Mundo para criar um pacote de estratégias de marketing inspiradas no evento, que vão desde a lata temática até blogs e promoções nos pontos de vendas.
VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS
O Sebrae lançando, com organização de Vinícius Lages, Léa Lagares e Christiano Braga, o livro “Valorização de Produtos com Diferencial de Qualidade e Identidade: Indicações Geográficas e Certificações para Competitividade nos Negócios” que agrega uma série de artigos que procuram demonstrar a importância da qualidade e de suas certificações, como selos de qualidade e ISOs, para as pequenas e micro empresas, em especial as agrolimentares. Como o agronegócio tem aumentado sua participação nos resultados da balança comercial a inserção dos pequenos neste esforço passa, necessariamente, pelo reconhecimento da origem e da qualidade rural justamente onde a certificação e a qualidade são empecilhos. O livro aborda, por meios de vários artigos, o assunto de forma didática e esclarecedora.
PESQUISE AS FLORES
Dar flores no Dia dos Namorados é uma moda que nunca sai da moda. È recomendável e as mulheres gostam. Muitas adoram. No entanto o mercado de flores, em Porto Velho, mesmo estando em ascensão, muitas vezes, nesta época, se ressente de quantidade e de qualidade quando a procura se acentua. Daí meu conselho: pesquise e se antecipe, compre com antecedência. Numa breve pesquisa, comparando os preços das flores (buquês, vasos, ramos ou unidades) em quatro floriculturas de Porto Velho constatei que o preço de um mesmo produto pode variar em até 50% entre um estabelecimento e outro. E se pode verificar o absurdo de um botão da rosa vermelha custar três vezes mais do que em outro estabelecimento. Não tive tempo de averiguar. Talvez um deles compre fora e/ou de um produtor mais caro. No entanto para quem compra o que importa é a qualidade e o preço, logo se for dá flores, pesquise antes, e bom dia dos namorados.
PIM TEM RECEITA RECORDE
O espetacular aumento da receita do Pólo Industrial de Manaus-PIM, no primeiro quadrimestre deste ano, com uma alta no faturamento de US$ 7,2 bilhões, o equivalente a um aumento de 59% em relação a igual período de 2005, elevou a expectativa de faturamento, que se espera recorde, do Pólo em 2006. Na conferência ‘Zona Franca de Manaus - Potencial de Negócios e Oportunidades de Investimentos’ na última quarta-feira, dia 07, na sede da Fiesp-Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, promovida pela SUFRAMA- Superintendência da Zona Franca de Manaus, cuja superintendente, Flávia Grosso, afirmou que "A Copa do Mundo contribuiu muito para esse incremento. Afinal, todas as TVs produzidas no Brasil são fabricadas em Manaus”.
No evento foi divulgado que a previsão de receita das 400 empresas que compõem o Pólo Industrial de Manaus deve alcançar, em 2006, a marca de US$ 22 bilhões. O valor recorde é 16,4% superior aos US$ 18,9 bilhões do ano passado, quando o PIM atingiu a marca recorde de cem mil postos de trabalho diretos, o que representou um salto de 75% nos últimos cinco anos.

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