INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

Uma coluna de comentários gerais sobre assuntos da Amazônia e/ou que tenham interesse ou impacto sobre a Região.

Thursday, June 15, 2006

INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

“Cuidar da vida humana e da felicidade, e não de sua destruição, é o primeiro e único objetivo do bom governo”
(Thomaz Jefferson, Federalista e duas vezes presidente dos EUA ).

UM GRANDE SUCESSO
Usando o slogan “Vários estilos em um só lugar” a Feira de Artesanato, Flores Tropicais e Tecidos da Floresta, realizada, com o patrocínio e apoio do Sebrae de Rondônia, de quinta, 5, ao domingo,7, último, no Bingool Clube, foi um indiscutível sucesso. Em todos os momentos esteve lotada de pessoas para ver uma diversidade de produtos com alta qualidade. No sábado, então, houve uma superlotação. O grande destaque, malgrado a atenção que desperta o tecido da floresta e as flores tropicais, foi, sem dúvida, nenhuma a proliferação de biojoías. Fruto de um trabalho o artesanato de biojoías surge com um grande diversidade que demonstra o talento e a capacidade dos artistas locais com o aproveitamento da enorme variedade das sementes existentes na floresta. O local ajudou muito não só por ser central como também pela facilidade de estacionamento. De parabéns, portanto todos os envolvidos na feira. Como, segundo os próprios artesãos, a divulgação e um local adequado para a venda de seus produtos se constituem numa necessidade a idéia veiculada pelo publicitário Edwaldo Viecelli, da Oana Publicidade, para fazer no local uma feira permanente vem mesmo a calhar.

PROGEX
A técnica do Sebrae/RO, Vilma Piza Ramos, alerta sobre a utilização do Progex que é um Programa de Apoio Tecnológico à Exportação, uma ferramenta prática de apoio tecnológico à exportação, com o objetivo de gerar novos exportadores ou ampliar a capacidade de exportação de micro, pequenas e médias empresas, através da adequação técnica dos seus produtos a exigências de mercados específicos. O Progex dá apoio às empresas adequando seus produtos às exigências tecnológicas do mercado externo realizando trabalhos nas seguintes áreas: Apoio para a certificação de produtos e obtenção de marcações, como a marcação CE; Melhoria da qualidade dos produtos; Melhoria do processo do processo produtivo gerando produtos de qualidade diferenciada; Redução de custos; Superação de barreiras técnicas; Desenvolvimento de trabalhos de design; Adequação das embalagens dos produtos às necessidades do mercado internacional. No site http://portal.fucapi.br, podem ser obtidas maiores informações.
JUSTO PELO PECADOR
Expirou, no dia 28 de fevereiro, o prazo para prestação de contas da merenda escolar. Muitas prefeituras que deveriam apresentar relatórios dos recursos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE não o fizeram, principalmente na região Norte onde escolas de mais de 60 municípios ficarão sem merenda escolar por falta de prestação de contas. O Estado do Amazonas aparece batendo o recorde com 15 municípios. O grave é que erram os dirigentes e pagam as crianças. Ó país!


PURA ABERRAÇÃO
Pesquisa divulgada pelo IBGE informa que os trabalhadores brasileiros com mais de 11 anos de estudo foram os que tiveram as maiores perdas salariais entre 2002 e 2006. A queda girou em torno de 12% nos já quase 4 anos do governo do presidente Lulla da Silva. Ou seja, enquanto a tendência mundial é pagar mais para quem tem mais conhecimento o governo brasileiro vai na contramão do mundo inteiro. O dado só confirma a tese de que ter diploma no nosso país não assegura mais nada. Nem emprego nem sequer recomposição salarial. No Brasil o mundo é dos ignorantes. Ò país!
BONITO, MAS....
A inauguração da Praça das Caixas D’Águas foi o primeiro evento em que a Prefeitura conseguiu mostrar alguma coisa. A praça está bonita e merece elogios. Quem, porém passou no domingo para dar uma olhada, no entanto percebeu, claramente, os graves problemas que o projeto possui. Não se trata de um projeto adaptado à nossa realidade. Basta ver que não se fez nenhuma lixeira ou se pensou que, em geral, quem vai até ali são pessoas que não tem outro divertimento e vão precisar fazer as necessidades físicas e se alimentar. Mesmo sem muita gente pessoas estavam indo fazer xixi no canto da praça e crianças, que não foram contempladas com espaços apropriados, pisando na grama. Um prognóstico para o qual não é necessário ser nenhum vidente para acertar é o de que, em pouco tempo, os ambulantes encontrarão seu espaço por ali. Note que não se trata de ser contra nada nem ninguém. Apenas que Porto Velho não é Viena e possui seus próprios costumes entre os quais o fato que, grande parte da população, tem o hábito, aliás, nortista, de gostar de comer nas ruas. Logo não basta o projeto ser bonito. Precisa ser adequado.
O PREJUÍZO DA GREVE
Segundo informa o Ibama a greve dos servidores, iniciada sexta-feira passada, em Brasília, não afetará o trabalho de fiscalização e combate ao desmatamento, desencadeado no Plano de Monitoramento e Controle dos Desmatamentos na Amazônia Legal -PPCDAM, nem as ações de combate ao fogo nas florestas e de assistência a emergências ambientais. Por decisão do Conselho Gestor do Ibama, as operações de campo definidas em planejamento continuarão em vigor, pois são consideradas serviços essenciais (inclusive pela Justiça), por seu caráter de utilidade pública e de proteção do Meio Ambiente. No momento existem sendo executadas 23 operações em oito estados da Amazônia Legal. O maior número delas, 17, se concentram no Pará (8), seguido do Mato Grosso (6) e em Rondônia(3), estados onde os problemas são mais graves. O grande problema maior, para o setor produtivo, é a não emissão das Autorizações de Transporte de Produto Florestal –ATPFs, sem as quais nenhuma madeira pode ser transportada. A suspensão do atendimento prejudica as empresas, que não podem comercializar nem exportar seu produtos e ficam sujeitas ao pagamento de multas pelo não cumprimento dos contratos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home