INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

Uma coluna de comentários gerais sobre assuntos da Amazônia e/ou que tenham interesse ou impacto sobre a Região.

Saturday, April 22, 2006

INTERCESÃO Nº 5


“De Lula, condecorando Marcos Pontes: ‘Eu também queria ir para o espaço’. Já foi, presidente, e há muito tempo. Pode ser que o senhor volte à Terra em outubro. Mas precisa de muito oxigênio e boa respiração”.
(Hélio Fernandes, jornalista, sobre o comportamento atual de Lula)
Muito Além da Brincadeira
A semana, em Porto Velho, foi marcada pelo episódio do trote dos estudantes (um grupo de alunos paralisou as aulas e promoveu uma bagunça) no Campus José Ribeiro Filho da UNIR. O trote é, em si mesmo, uma brincadeira detestável na medida em que não contribui para o que se costuma chamar de costumes civilizados. No entanto como comportamento de estudante é até aceitável. A questão básica é de que, após duas semanas de aula, se trata de ação totalmente inadequada ainda mais quando a isto se alia o desrespeito a professores e colegas com danos aos bens públicos. Este não é o comportamento dos universitários da UNIR, em geral conscientes, lhanos e democráticos, principalmente das turmas de Ciências Econômicas e Administração que, praticamente, haviam abolido as práticas do trote. A interrupção das aulas, a balbúrdia e o exagero no comportamento são normais em estudantes que se agrupam, porém quando isto vai além dos limites não é possível, de fato, ser tolerado. Não é para se promover uma caça as bruxas, no entanto a punição deve existir para desestimular comportamentos semelhantes e caracterizar a universidade como um espaço democrático onde a educação e os bons modos devem ser a regra básica da convivência. Infelizmente alguns estudantes exorbitaram. Foram muito além do que deveriam criando um incidente que não honra nem a si mesmos nem um espaço que deve ser exemplo para toda a sociedade.
Vestibular da FARO
Marcado para o dia 04 de junho, no domingo, o novo vestibular da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia –FARO para o segundo semestre. As inscrições se iniciam no próximo dia 24 de abril com término previsto para 01 de junho. Serão oferecidos os seguintes cursos: Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Administração Geral, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Pedagogia. Quem se interessar pode se inscrever pela internet através do site www.portalfaro.net, na secretaria da faculdade que está localizada à BR 364, KM 6,5, sentido Cuiabá ou ainda nos postos volantes da capital e interior. O valor da inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais) no boleto bancário ou caixa Campus da FARO, em Porto Velho . A FARO utiliza, para facilitar a vida dos alunos o sistema de ingresso por meio de parcerias com os programas do governo federal como o ENEM, FIES e PROUNI. Mais informações sobre a Faculdade ou os cursos oferecidos pelos telefones: (69) 3217-5100 ou 3217-5146.
Na Broodway de Porto Velho
O trecho da Pinheiro Machado entre a Presidente Dutra e a rua Gonçalves Dias, em face dos numerosos bares e restaurantes que se concentram ali, está sendo chamado de a “Broodway” de Porto Velho, numa alusão ao bairro norte-americano onde se concentram as áreas de diversão. Na última quinta-feira a “Bródi”, como popularmente chamam o local, estava literalmente tomada por uma multidão de pessoas diante da entrada da boate Corsário e dos bares Emporium, Estação Porto Velho e Buda. A concentração era tão imensa que não havia estacionamento em todas as ruas em volta e interferiu no trafego normal que foi interrompido. Várias vezes a Polícia teve que intervir até regularizar a situação fechando a passagem de veículos pela Pinheiro Machado. A nota destoante corre por conta dos veículos com potentes aparelhos de som que impõem seu nem sempre bom gosto musical aos outros. Já está em tempo de fazer o que foi feito em outras capitais: tratar duramente quem usa decibéis a mais e não respeita o direito alheio.
Campanha Institucional do Sebrae
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2004, revelou que 49,4% das empresas não ultrapassam dois anos de existência, 56,4% morrem com até três anos e 59,9% não passam de quatro anos no mercado. Como causa principal dessa mortalidade precoce estão falhas gerenciais, como falta de planejamento na abertura do negócio e de conhecimento sobre gestão. A pesquisa detalha que boa parte dos proprietários (47%) iniciou o negócio sem nenhuma experiência ou conhecimento do ramo. Entre as empresas extintas, 32% não tiveram assessoria para o gerenciamento da empresa. Por tal razão o Sebrae desencadeou a campanha “Quem tem conhecimento vai pra frente”. Este é o tema da sua mais nova campanha institucional que está sendo veiculada em todo o território nacional, através de TV, rádio, jornal, revistas segmentadas, outdoor e mídia externa. Também esta semana foi lançado, em Porto Velho, no CETENE, o Desafio Sebrae, um jogo empresarial voltado para o treinamento de universitários em empreendedorismo.
Risco Aumenta
É imperativo que se faça alguma coisa em relação ao trecho da BR-364, de cerca de oito quilômetros, que vai das imediações da Avenida Campos Sales até o Campus da UNIR. São mais de duas mil pessoas, professores, funcionários e acadêmicos, obrigados a enfrentar todo dia um festival de buracos que os coloca em sérios riscos de morte. No percurso, onde quase já não existe estrada, passam carretas e caminhões de lixo e de madeireiras em alta velocidade. O pior é que a falta de acostamento obriga, muitas vezes, os motoristas a fazer verdadeiros malabarismos no volante. Fora os prejuízos de pneus e amortecedores causados pelos buracos. É o fim!
Zona Franca Verde
O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas-CODAM aprovou dois projetos (IPA- Indústria de Pisos da Amazônia e o da Nutley Indústria Madeireira) apontados como exemplos da nova fronteira econômica que está sendo aberta a partir dos arranjos produtivos definidos no programa Zona Franca Verde. O Zona Franca Verde é um projeto que visa viabilizar a produção no interior do Estado descentralizando as atividades concentradas na capital em vista do esgotamento da capacidade de Manaus para a geração de empregos e oferta de infra-estrutura básica. Apenas com a parceria fechada com uma rede de supermercados para o fornecimento de legumes, frutas, peixe e carne certificada de origem foram gerados 12 mil empregos e faturamento de R$ 40 milhões por cooperativas do interior. Apoiado pelo governo do Estado entre os resultados já obtidos do programa se destaca o fornecimento de 80 toneladas de filé de pirarucu para o grupo Pão de Açúcar e a produção de carteiras escolares.
Exportação movimenta o Estado
Com o apoio de um amplo arco de entidades públicas e privadas, prepara-se para, no dia 4 de maio, em Porto Velho (RO), o 105º Encomex - Encontro de Comércio Exterior cuja finalidade é a inclusão das micro e pequenas empresas como participantes ativas na pauta de exportação brasileira. O Encomex, uma iniciativa do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - acontece anualmente em vários estados brasileiros. Sua última edição em Rondônia foi feita em junho de 2002, mas, não teve, como a atual terá, uma preparação que envolveu a sensibilização e a vinda de empresários do interior em caravanas.
Ainda as Chuvas
Em Belém, na última quinta-feira, um temporal se abateu sobre a cidade com o índice pluviométrico atingindo 96.7 milímetros num único dia, o maior do ano. A chuva atingiu mais de 96 milímetros em menos de 24 horas, o que já ultrapassou a média histórica. Até o final do mês o índice será superior a 400 milímetros. De fato em Belém o que se observou não foi o diferente do que aconteceu em Porto Velho: ruas alagadas, o nível das águas cobrindo os veículos e inundando lojas e casas. Ou seja, quando a chuvarada é forte, como tem sido em abril na Amazônia, as grandes cidades estão completamente despreparadas para enfrentar o problema.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home