INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

Uma coluna de comentários gerais sobre assuntos da Amazônia e/ou que tenham interesse ou impacto sobre a Região.

Tuesday, March 14, 2006

INTERCESSÃO Nº 1

Indicadores do Desenvolvimento da Amazônia
O Banco da Amazônia e a Agência de Desenvolvimento da Amazônia-ADA, no último dia 7 de março, assinaram convênio de Cooperação Técnica para criar uma base de dados e informações para a geração de um sistema de indicadores que permita o monitoramento do desenvolvimento da Amazônia nos seus múltiplos aspectos, social, econômico e ambiental. O trabalho será coordenado pelo Doutor em Desenvolvimento Sócio Ambiental do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia-NAEA, Adagenor Lobato Ribeiro, e pretende incluir todas as instituições interessadas no assunto. Na ocasião a apresentação que foi transmitida e assistida, por teleconferência para todas as gerências regionais onde se concentravam convidados das mais representativas instituições da Região, foi também lançada a Revista Técnica do Basa que recupera um antigo e importante meio de difusão da Ciência e Tecnologia regional.
Turismo cresce
No Amazonas o diretor comercial do Porto, Carlos Alexandre afirmou que em comparação “O número de escalas de navios vindos de Aruba, Barbados e Curaçao caiu de 25 para 20 neste ano, mas cresceu o número de turistas”. São estimados em cerca de 30 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes dos cruzeiros, que vão visitar a cidade de Manaus até o fim da temporada. Até agora estima-se em cerca de 12 mil o número de turistas que desembarcaram, mas à média de gastos de cada passageiro tem se situado em torno de US$500,00, bem acima da medida internacional, enquanto os tripulantes ficam na media de US$100,00. A origem, mais de 60% é norte-americana, com a maior parte dos turistas restantes vindo da Europa. Já os tripulantes são, na sua maioria, das Filipinas.
Líder em computadores
O Positivo PCTV é uma inovação: um microcomputador com sintonizador de TV e leitor de DVD, rádio FM, tocador de MP3 e discador para internet, que atende ao usuário em termos de tecnologia e diversão doméstica. O seu sucesso é responsável por puxar as vendas de dezembro, quando a Positivo Informática bateu recorde de produção. 145.861 computadores vendidos no quarto trimestre de 2005 (95.780 a mais do que no quarto trimestre de 2004) e para os ainda mais surpreendentes 379.396 desktops vendidos em todo o ano de 2005 pela empresa, sendo: 50.886 PCs no primeiro trimestre, 85.739 máquinas no segundo trimestre e 96.910 no terceiro trimestre. Com um marketing agressivo que utiliza a SBT para penetrar nos segmentos de mais baixa renda nem poristo descuida da qualidade sendo certificada pelo ISO 9001 e ISO 14001, sua sede e fábrica ocupam área de 24 mil m² , em Curitiba, no Paraná. A Positivo Informática, do Grupo Positivo, o maior grupo empresarial de educação do Brasil, é referência em tecnologia educacional e lidera a fabricação de computadores no país. Para quem se interessa maiores informações são disponíveis no site www.positivoinformatica.com.br.
A Vez do Açaí
O açai já havia conquistado o mercado brasileiro. Hoje é comum nas principais cidades brasileiras, inclusive fora da Amazônia. Uma empresa americana instalada no Pará, em Icoaraci, a Bolt House, vai começar a exportar açaí processado, em tambores de 200 litros, para Estados Unidos e Europa. O principal motivo é o seu alto teor energético (247 calorias por 100 gramas) que faz do açaí um alimento altamente recomendável os atletas e esportistas por repor uma das fontes de energia do corpo, o glicogênio muscular.
Centro de Convenções
Falam muito em turismo em Rondônia. A questão é que o turismo existente, apontam todas as boas pesquisas, é o de negócio. Um filão não aproveitado. Não existe informação ou produto para as pessoas que chegam no Estado à negócio e também se perde muitos eventos e recursos por falta de ambiente adequado. Não existe, a rigor, um bom auditório com capacidade para 700, 800 pessoas em Porto Velho nem nas principais cidades do Estado. Nem se fala em construir. Nem um bom espaço para shows. Teatro? Nem pensar. As ruínas da Presidente Dutra daqui a pouco farão decenais aniversários.
O Cético
A descrença no parlamento não cresce só por causa da pizzaria gigantesca que montaram. Vejam, por exemplo, que o pretenso candidato a presidente do PDT, senador Jefferson Péres (PDT-AM), apresentou requerimento para a realização de um debate sobre a internacionalização da Amazônia, mas propôs o encontro preocupado com a opinião pública. É dele a afirmação de “Que a ameaça não existe, mas milhões de pessoas acreditam, então vamos discutir, vamos saber em que medida ela existe, mesmo que remotamente". Pelo jeito Jefferson ignora a aprovação dos arrendamentos da Amazônia, a biopirataria, o saque de madeiras e minério e as reservas indígenas controladas por missionários estrangeiros.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home