INTERSEÇÃO AMAZÔNIA

Uma coluna de comentários gerais sobre assuntos da Amazônia e/ou que tenham interesse ou impacto sobre a Região.

Thursday, June 15, 2006

INTERCESSÃO AMAZÔNICA 13.06


As funções públicas não podem ser consideradas como sinais de superioridade, nem como recompensa, mas como deveres públicos. Os delitos dos mandatários do povo devem ser severa e agilmente punidos”.

(Robespierre, na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1793.)

JUNIOR ACHIEVEMENT
A Junior Achievement é uma organização de educação em economia e negócios criada nos Estados Unidos, em 1919, atualmente presente em mais de 100 países. Seu objetivo se destina a despertar nos jovens alunos o espírito empreendedor, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. No caso particular de Rondônia sua implantação surgiu de uma proposta lançada em 2005, com o apoio do Sebrae Nacional na aplicação dos programas ‘Introdução ao Mundo dos Negócios’, para os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégios Objetivo, da rede particular, e da Escola Antônio Ferreira, da rede pública. Assim, no último mês de maio, nasceu a Associação Junior Achievement no Estado. Neste ano, de 2006, além de diversificar os programas oferecidos, sua meta será a de ampliar o atendimento para cerca de 750 alunos em 15 escolas, e mobilizar 50 voluntários, que aplicam os programas em sala de aula. Segundo Rodrigo Miguel Trentin, gerente-executivo do Junior Achievement em Rondônia, para o lançamento do programa o esforço maior tem sido feito para captar os mantenedores, que são empresas com responsabilidade social preocupadas em qualificar e profissionalizar a mão-de-obra da região. São essas empresas da iniciativa privada que aportam as verbas para a compra do material utilizado nos cursos nas escolas e despesas administrativas. Em Rondônia, até agora, são mantenedores: Águas Kaiary, Brasil Telecom; Portocredi - Cooperativa de Crédito Rural de Porto Velho; Rondo Service e Termo Norte Energia.
GOLPES ELETRÔNICOS
Segundo o jornal “Diário de Cuiabá” cinco contas bancárias são alvo de movimentação financeira criminosa na capital do Mato Grosso. Os criminosos – chamados de bandidos eletrônicos ou digitais - conseguem a senha do titular da conta sacam, fazem transferência para conta de terceiros ou até contraem empréstimos deixando a dívida para o correntista. O bando, que se suspeita age há cerca de seis meses intensificou suas ações de maio para cá e já teria roubado mais de R$ 1 milhão de correntistas. A Polícia diz ser difícil chegar aos ladrões, pois usam equipamentos de última geração para acessar as contas bancárias, instalam um equipamento conhecido como “chupa-cabra” nos caixas eletrônicos. O furto num caixa eletrônico, como o sistema de segurança das agências filma os saques é mais fácil de ser controlado, mas a transferência eletrônica é muito mais difícil.Depende do rastreamento do IP (Internet Protocol) para saber de onde partiu a transação. Mesmo isto não garante a localização dos criminosos que usam, muitas vezes, um computador de uma lan house (casa de jogos eletrônicos).
OVINOS E CAPRINOS
O Líbano firmou o protocolo de intenção comercial com a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Pará -Acopa e com a Federação da Agricultura do Pará-Feapa para comprar 5 mil cabeças por mês. O problema é que o Estado não tem produção suficiente para atender a demanda. O presidente da Acopa, Joel Bitar, diz que a categoria é desorganizada, trabalhando sem conhecimento técnico e para o consumo familiar. Poucos empresários do setor contam com investimento profissional, direcionado ao melhoramento genético e ao sistema de corte em grande escala. Ainda assim o Pará já ocupa o topo do ranking de produção do Norte. Com modestos rebanhos de apenas 400 mil ovinos e 200 mil caprinos, se comparado aos rebanhos nacionais, de 18 milhões e 8 milhões de cabeças, respectivamente.No entanto a rentabilidade é maior que do gado bovino. Contribuem para isto as boas condições de clima, solo e pastagens e a grande extensão territorial. O melhoramento genético amplia esse horizonte, gerando animais resistentes e rústicos.
INTEGRAÇÃO É DISCUTIDA
Com as presenças do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e do governador do Amazonas, Eduardo Braga, foi realizado ontem, 12 de junho, em Manaus na sede da Fieam-Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, a 1ª Rodada de Consultas Estratégicas do Brasil. O encontro, uma parceria com o governo do Amazonas, SUFRAMA e a Fieam, destinou-se à definição de uma visão estratégica sobre o processo de integração física dos países da América do Sul. A 1ª Rodada de Consultas Estratégicas integra um conjunto de ações dos 12 países sul-americanos que participam da Iirsa-Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana. Cada país reúne contribuições para que se construa uma visão estratégica e os meios de integração que interessam aos países sul-americanos. No Brasil, o Ministério do Planejamento optou pela realização da 1ª Rodada de Consultas Estratégicas, que incluiu uma reunião nacional, já ocorrida no Rio de Janeiro, três oficinas regionais e uma reunião final para consolidação das propostas. O secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério e coordenador da Iirsa no Brasil, Ariel Paes, apresentou o projeto Iirsa e a estratégia de desenvolvimento do Brasil. No final do dia, foram feitas as recomendações da Região Norte para a integração física e econômica sul-americana.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home